O Papel das Entidades

O Papel e Importância das Entidades Sociais

A importância das entidades sociais torna-se evidente quando verificamos as atividades que elas desenvolvem:

Atuam com uma variedade de questões que afetem a sociedade na área da assistência social, cultura, saúde, meio ambiente, lazer, esporte, educação, entre outros;

Prestam atendimento a pessoas e famílias à margem do processo produtivo ou fora do mercado de trabalho, sobretudo nas áreas da assistência social, educação e saúde;

Trabalham na garantia e defesa dos direitos dessa população;

São de caráter privado, mas desenvolvem trabalhos de interesses públicos; geram emprego, e estimulam o voluntariado.

As entidades sociais atuam com projetos sociais desenvolvidos sem fins lucrativos, buscando o desenvolvimento social, econômico ou cultural de uma dada comunidade ou grupo de indivíduos.

Muitas vezes, os projetos sociais têm também um caráter voluntário, angariando pessoas dispostas a trabalhar sem custos para o fim comum, que é propiciar uma melhor qualidade de vida a uma parcela da população que se mostra carente.

Em outras ocasiões, são entidades que têm condição de manter um time assalariado, com financiamentos que podem vir do estado, por meio de editais, ou por doações individuais ou de empresas privadas.

Geralmente, as entidades sociais são voltadas para a educação formal, serviços de promoção à cultura e o empoderamento econômico, os projetos sociais são capazes de mudar a perspectiva de vida de uma pessoa, de famílias e de comunidades inteiras.

Por mais que possam receber investimentos privados ou públicos, as entidades sociais são independentes e autogeridas, contando principalmente com trabalho voluntário para garantir sua manutenção e funcionamento.

Assim, o ponto de partida para um projeto social é a definição do trabalho que será realizado, que deve ter direta relevância para uma parcela considerável da sociedade que seja carente de assistência.

Vale dizer que o maior combustível desses projetos é a vontade humana de fazer o bem.

E assim seguem, trabalhando para que todos no planeta tenham oportunidade e acesso a serviços essenciais para manterem uma existência digna.

Fonte:

https://nossacausa.com/papel-e-importancia-das-instituicoes-do-terceiro-setor/

https://fia.com.br/blog/projetos-sociais/